Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Imouto Sae Ireba Ii. Uma irmã mais nova é tudo o que você precisa!!!


Sendo uma light novel da mesma autora do sucesso Boku wa Tomodachi ga Sukunai ficamos a nos perguntar: Será que Yomi Hirasaka conseguiu superar sua obra-prima e trazer algo ainda mais cômico e envolvente ou seu novo projeto não atingiu as expectativas criadas pelos fãs que conheceram e curtiram o seu trabalho anterior? Imouto Sae Ireba Ii nos revela a vida de um mangaká fanático por histórias com irmãs mais novas que batalha para conseguir seu lugar no mercado mesmo com seus prazos atrasados, amigos que adoram uma cervejinha e uma candidata a esposa completamente tarada. As comparações entre as duas obras da autora são inevitáveis, nos acompanhe nesse review.

Nosso primeiro parágrafo é dedicado as pessoas e os estúdios que produziram a animação, além das notas recebidas. Caso esteja interessado apenas no review, salte para o próximo parágrafo.

Imouto Sae Ireba Ii (tradução, Uma irmã mais nova é tudo o que preciso) é originalmente uma light novel em estilo comédia, slice of life e ecchi escrita por Yomi Hirasaka que também é a autora do sucesso Boku wa Tomodachi ga Sukunai. A editora Shogakukan junto a Square Enix trabalharam na adaptação da light novel para mangá e a adaptação da série para anime foi produzida pelo estúdio Silver Link (o mesmo que produziu Masamune-kun no Revenge, Rakudai Kishi no Cavalry, Baka to Test e Kokoro Connect). Com direção de Shin Oonuma (que também dirigiu Kokoro Connect), roteiro da própria Yomi Hirasaka e música de Tomoki Kikuya (que também compôs para Blend-S, Eromanga-Sensei e Girlish Number), Imouto Sae Ireba Ii foi ao ar na temporada de Outono de 2017 entre 08 de Outubro e 24 de Dezembro em um total de 12 episódios exibidos pelas redes Tokyo Mx, KBS, Sun TV, BS11 e AT-X e transmitido para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. O anime recebeu a decente nota 7.45\10 no Myanimelist com mais de 80.000 membros integrantes e pouco mais de 20.000 usuários votantes até o momento.

Para quem acompanha o mercado de animes é claro que haveriam expectativas altas sobre Imouto Sae Ireba Ii porque Yomi Harasaka é conhecida por também ser a autora de Boku wa Tomodachi ga Sukunai uma comédia slice of life com ecchi de grandioso sucesso demonstrando todo o potencial criativo da autora em produzir histórias hilárias e desenvolver personagens cativantes. Para se ter ideia do quão especial Boku wa Tomodachi  foi, as duas protagonistas Sena Kashiwazaki e Yozora Mikazuki estão entre as personagens mais icônicas de toda a história da animação japonesa e suas brigas e discussões hilárias marcaram um momento no tempo em que o anime foi lançado. Tendo consciência disso, o hype sobre Imouto Sae Ireba Ii só poderia ser enorme. E como se saiu?

O jovem Itsuki Hashima (dublado por Yuusuke Kobayashi) é um mangaká (criador de mangás) de 20 anos que mora sozinho além de ser fascinado por histórias que envolvem irmãs mais novas. O que muitas vezes deixa o seu editor furioso e desesperado porque apesar de "Mahouka Gakuen", uma das séries de Itsuki está vendendo bem ele acaba criando as histórias mais absurdas e sem noção apenas para incluir irmãs mais novas no roteiro. Itsuki luta para ganhar reconhecimento no mercado e ser alguém, ele saiu de casa logo que pode por não concordar com seu pai que arranjou uma nova esposa apenas três anos após a morte de sua mãe. Entre os amigos de Itsuki temos seu irmão Chihiro (na verdade irmã, ela esconde esse segredo já que Itsuki é fascinado por temas com irmãzinhas) dublada pela bela Yamamoto Nozomi, Haruto (dublado por Satoshi Hino) também um mangaká, Miyako (dublada por Ai Kakuma) uma universitária e a completamente tarada Kani Nayuta (dublada por Hisako Kanemoto). Dizer que Itsuki vive sozinho é modo de falar já que sua casa é sempre cheia de amigos. Chihiro cuida da limpeza enquanto todo mundo se senta na mesa, curte algum joguinho de cartas e toma umas cervejas. E como os personagens desse anime gostam de beber! 

Em linhas gerais Imouto Sae Ireba Ii é bem divertido com conversas um tanto apimentadas, muito papo jogado fora, excelente qualidade visual, estilo gráfico muito fofinho e cativante e uma história mais amadurecida sem deixar de lado a comédia.

Mas, nem tudo são flores...

Acontece que o anime é muito mais um slice of life com comédia do que uma comédia com slice of life. Por um lado isso é ótimo! Permite que os personagens sejam trabalhados com mais seriedade dando ênfase a seus sentimentos, aspirações e desejos mas torna alguns dos episódios (não todos é bom enfatizar) um pouquinho frustrantes devido as expectativas criadas! Imouto Sae Ireba Ii não entrega toda aquela graça que Boku wa Tomodachi possuía. É um bom anime com qualidade visual excelente e personagens mais profundamente trabalhados no entanto faltou aquele tempero à mais para que fossem tão cativantes quanto Sena, Kodaka e Yozora da obra anterior. Ficou claro aqui que a intensão da autora era uma história mais séria tirando um pouco da zoação que havia em sua primeira obra o que, mesmo com o ecchi e os momentos cômicos deixou o anime morno para expectadores mais exigentes. 

Acertos da Autora.

Como o roteiro é mais comovente talvez as pessoas se identifiquem sentimentalmente mais com essa obra do que com Boku wa Tomodachi. Haruto, por exemplo, logo se apaixona pela jovem Miyako mas ao perceber o que ela sente por Itsuki se sentiu frustrado e um pouco indignado com isso. Nayuta, apesar de desmiolada tem sentimentos fortes por Itsuke e nós sentimos as expectativas amorosas criadas no grupo. Como de costume o ecchi (apesar de clichê) e os diálogos criativos da autora Yomi Harasaka continuam bons, temos garotas lindas e que gostam de conversar e escrever... peladas! Os japoneses são moderados com relação a isso usando truques como mechas de cabelo para enconbrir as mamas.

Quanto a parte gráfica o anime é excelente, o estilo visual é quase tão cativante e atraente quanto o de New Game!, por exemplo, e as personagens femininas ganham aquele ar mais infantil. A animação é boa e a trilha sonora muito criativa e descolada.

Em resumo, Imouto Sae Ireba Ii veio como um anime que fez o seu papel. Tem história, diálogos, comédia e momentos de ecchi bons mas não supera a obra antecessora da autora em vários pontos correndo o risco de com os anos se tornar esquecível ao contrário de ser um divisor de águas que marcou um momento como foi Boku wa Tomodachi ga Sukunai. Para quem ainda não assistiu o link está abaixo.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Para nos apoiar confira nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil





LEIA TAMBÉM: