Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Eromanga Sensei, minha irmã é uma ilustradora hentai. (Atualizado)



Um jovem orfão e sua irmãzinha de criação trabalham juntos produzindo light novels um tanto apimentadas sem saber que cooperam um com o outro embora convivam debaixo do mesmo teto. Eromanga Sensei foi o mais novo projeto do escritor Tsukasa Fushimi, o mesmo autor do sucesso de crítica Ore no Imouto, sendo impossível não fazer um paralelo entre as duas obras principalmente porque Eromanga sensei é quase uma reimaginação de Ore no Imouto. Procurando criar uma nova história mas trazendo diversas inspirações de seu maior projeto Fushimi novamente conseguiu que seus escritos chegassem ao mundo dos animes mas será que as expectativas sobre essa nova obra foram atendidas?


Quem já acompanha o Giganalise há algum tempo sabe que reviews de animes aqui recebem um parágrafo dedicado a staff, as pessoas e os estúdios por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, obras anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Nós evitamos spoilers quando possível. 

Eromanga Sensei é originalmente uma light novel em estilo comédia romântica, ecchi e  harém escrita, como já afirmamos, por Tsukasa Fushimi (o mesmo autor do sucesso de crítica Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake Ga nai carinhosamente abreviado como Oreimo ou Ore no Imouto). O material foi ilustrado por Hiro Kanzaki e publicado pela ASCII Media Works. A adaptação para anime ficou sob o encargo do estúdio A-1 Pictures (o mesmo de Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso e Aldnoah.Zero) com direção de Ryohei Takeshita (diretor de Genkan Shoujo Nozaki-kun). Eromanga Sensei chegou nas Tvs japonesas na temporada de Primavera\2017, entre 09 e Abril e 25 de Junho, em um total de 12 episódios transmitidos para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo). O anime recebeu nota 6.9\10 no Myanimelist com mais de 251.000 usuários em seu perfil e mais de 134.000 votantes no momento dessa postagem (essa nota varia um pouco com o tempo à medida que novos votos são computados).

O jovem Masamune Izume (dublado por Yoshitsugu Matsuoka) é um escritor de light novels com um pequeno reconhecimento no mercado. Quando criança o seu pai divorciado resolveu casar-se novamente com uma mulher que já possuía uma filha quase que da sua idade sendo assim, Masamune e Sagiri Izume (dublada por Akane Fujita) se tornaram irmãos. Já adolescentes, um trágico acidente ocorreu e ambos acabaram ficando órfãos sob a tutela de um adulto (que jamais apareceu em um único episódio do anime). Izume e Sagiri moram juntos e o garoto cuida de sua irmã que abalada com a morte da mãe não sai do quarto há mais de um ano nem mesmo para fazer as refeições sendo que tudo o que precisa, compra pela internet. O garoto rala feito louco para conseguir fazer suas novels venderem e pagar as contas da casa caso contrário teriam que ser entregues aos cuidados de adultos e isso eles não querem. A fonte da comédia é o fato de que os trabalhos de Izume são ilustrados por uma ótima profissional que ninguém conhece a real identidade tendo apenas o nome artístico de Eromanga Sensei (tradução, "Mestra de mangás eróticos"). Tal ilustradora vem à público apenas em livestreams onde se exibe com máscara fazendo algumas ilustrações conceituais ao vivo. Em uma dessas apresentações Izume percebe que o local de onde Eromanga Sensei está transmitindo parece muito familiar, ele nota que a refeição que havia deixado próxima a porta do quarto de Sagiri aparece na gravação e aí, cai a ficha, a famosa e misteriosa ilustradora na verdade estava alí no quarto, era a sua irmã.

Quando anunciaram que o autor de Ore no Imouto teria mais um de seus trabalhos adaptado para anime as expectativas foram lá em cima! Todo mundo queria algo tão bom quanto a obra antecessora foi e Eromanga Sensei divertiu a muitos que o assistiram porém as opiniões são divididas e alguns afirmam que, se comparado com o nível de qualidade dos escritos anteriores do autor a história é menos criativa e até certo ponto plageada mais voltada para a zueira com alguns personagens e situações um tanto quanto clichês que não o permitiram chegar ao mesmo patamar de carisma alcançado pela obra anterior. Para essas pessoas o anime não é ruim e tem um design de personagens excelente porém não alcançou o nível da obra que foi sua grande inspiração. Apenas para efeito de comparação a primeira temporada de Ore no Imouto recebeu nota 7.34\10 com mais de 247.000 votos, praticamente o dobro dos 134.000 de Eromanga Sensei. Há porém quem diga no entanto que o autor se reinventou trazendo algo tão bom e divertido quando havia feito no passado. Izume vivencia muitas situações hilárias tendo que trabalhar e conviver com sua irmã caprichosa e temperamental e com diversas outras escritoras que ora se apaixonam, ora competem contra ele. Sagiri é uma típica tsundere lembrando muito em alguns aspectos a Kirino de Ore no Imouto (daqui a pouco falo sobre isso), muito tímida e manhosa ela usa um microfone para falar mais alto porém, na realidade, é tarada por desenhos eróticos procurando a todo tempo encontrar uma calcinha nova para servir de inspiração à suas ilustrações, seja ela comprada ou vestida em alguma garota... é sério :). Uma piada marcante do anime é quando Izume a chama pelo seu nome artístico "Eromanga Sensei" e ela descaramente responde "Esse nome e essa pessoa em não conheço", o que fica ainda mais hilário por rimar em japonês, algo tipo "sono namai no hito shiranai" :)

O timing cômico tem momentos excelentes, o humor é extraído de pequenos detalhes e agradou muito a uma parcela significativa dos que o assistiram no entanto certa porcentagem afirma que alguns momentos clichês pecaram, apenas relembrando, isso comparado com o nível de qualidade de enredo que o autor já havia apresentado anteriormente em Ore no Imouto. A pegada de Eromanga Sensei é mais voltada para a comédia e zueira usando ecchi e visando um público um pouquinho mais jovem.

Eromanga Sensei Ore no Imouto As similaridades e comparações entre os dois animes são inevitáveis. O autor pegou carona no sucesso da sua obra-prima e a usou fortemente como inspiração para produzir o enredo de Eromanga Sensei. Ore no Imouto é um dos animes de comédia romântica mais populares desses últimos tempos quem o assistiu não consegue esquecer de seus personagens marcantes. Fazendo um paralelo temos Kirino (Oreimo) e Sagiri (Eromanga Sensei), ambas são tsunderes irremediáveis, talentosas mais cheias de caprichos, a diferença é que Kirino é popular e Sagiri, retraída. Kousaka Kyousuke e Izume Masamune são protagonistas com características parecidas  incluindo o design de personagem. Ambos amam suas irmãs, desejam protegê-las, são explorados por elas mas têm muito menos talento, a diferença é que Kyousuke além de mais adulto era um estudante comum já Izume é escritor de light novels com um certo reconhecimento. Podemos também comparar Kuroneko (Oreimo) e Muramasa Senju (Eromanga Sensei) as duas são yanderes, possuem uma personalidade um tanto quanto forte e medonha, um visual parecido principalmente o cabelo porém Kuroneko foi mais trabalhada sendo uma personagem mais marcante e misteriosa.
Sagiri
Kirino
Izume
Kyousuke
Muramasa
Kuroneko
Megumi

Saori
E por fim podemos fazer uma ligação, embora não tão próxima assim, entre Megumi Jinno, a colega maluquinha de Sagiri, e Makishima Saori (Ore no Imouto), as duas são excêntricas e portadoras de uma alegria hiperativa.

Qualidade técnica e artística


Nesse aspecto o anime brilha, o design de personagens é excelente já que Eromanga Sensei foi ilustrado pelo mesmo profissional de Ore no Imouto, o estilo do traço é bem parecido especialmente os olhos. A diferença fica por conta do visual mais infantil dos personagens dessa nova obra. A animação é boa, a trilha sonora não é ruim mas não chega a se destacar tanto. O obra está disponível pelo serviço de streaming crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. Link abaixo.

Valeu e até a próxima.

Links relacionados:



Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e polítidas de compartilhamento.
  
LEIA TAMBÉM: 

http://giganalise.blogspot.com.br/2016/10/oreimo-anime-triplo-com-roteiro-polemico.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/mitsuboshi-colors-um-trio-de-garotas.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/karakai-jouzu-no-takagi-san-trolagens.html