Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Girlish Number, do mesmo autor de Oregairu. Seu novo anime trouxe uma dubladora animada mas convencida e sem talento.



Uma dubladora novata muito carismática lá do seu jeito mas com muito pouco talento. Divertidamente convencida e pretensiosa Chitose é a protagonista dessa comédia dramática de autoria de Wataru Watari, o mesmo autor de Oregairu. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seus personagens, enredo, comédia, além dos motivos que levaram essa adaptação a não ser um grande sucesso.

Esse parágrafo é dedicado a staff,  as pessoas e o estúdio por trás da animação, caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. Girlish Number conta a história de Chitose Karasuma (dublada por Sayaka Senbongi) uma adolescente muito convencida que inicia sua vida no mercado de dubladoras com muito pouco talento e muita pretensão compartilhando sua rotina com outras colegas do mesmo ramo. O anime é um projeto multimídia que foi baseado na light novel escrita por Wataru Watari (o mesmo autor do sucesso de crítica Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru ou simplesmente Oregairu), as ilustrações ficaram por conta dos artistas da QP:Flapper e de Yamcha, a Light Novel foi publicada pela ASCII Media Works editora de projetos de sucesso como Oreimo e mais recentemente Eromanga Sensei. O estúdio Diomedea (o mesmo de Aho Girl) se encarregou da adaptação do projeto para anime, em um total de 12 episódios Girlish Number foi ao ar na temporada de Outono\2016 (entre 07 de Outubro e 23 de Dezembro) por diversas redes no Japão e transmitido para o resto do mundo via streaming pelos serviços Animax Asia e Crunchyroll, este último com legendas em Português do Brasil. Apesar de ser um projeto multimídia com nomes de peso nos bastidores incluindo o próprio autor o anime não teve uma alta receptividade geral alcançando apenas nota 6.99/10 no Myanimelist4.3/5 no próprio Crunchyroll no momento dessa postagem (essas notas variam um pouco com novos votos computados).

Chitose Karasuma é uma adolescente muito ambiciosa em relação a sua carreira de dubladora, morando com Gojou Karasuma (dublado por Yuuichirou Umehara) seu irmão mais velho que abandonou a carreira de ator e hoje trabalha como seu agente. Chitose é convencida, preguiçosa, malandra e atrapalhada. Tendo feito até hoje apenas trabalhos coadjuvantes em alguns animes ela anda sempre resmungando e culpando seu irmão pela sua "falta de sorte" que na verdade é falta de talento e esforço pessoal, como não dubla bem fica difícil conseguir bons papéis.

O estranho é que, apesar de sua personalidade folgada Chitose cativa como protagonista, irresponsavelmente carismática (se é que esse termo existe) ela é o tipo de personagem que você passa a curtir apesar de não ser nenhum exemplo de profissionalismo ou caráter comprometido. Bom, esse seria o seu caminho em rumo ao esquecimento profissional até que sua agência resolve colocá-la como heroína principal de um novo projeto que estava sendo animado. Era tudo o que Chitose precisava para que seu marcador de presunção ultrapassasse os 1000 graus. Porém, logo ela precisaria confrontar seus defeitos e enfrentar os desafios da carreira de dubladora no Japão.

Girlish Number faz uma crítica muito bem humorada e verossímil ao que acontece em alguns estúdios de animação e o tratamento que é dado aos animadores e autores dentro desses estúdios (só enfatizando que não são todos). Para início de conversa o anime nos apresenta o personagem Kuzu-san um produtor absolutamente irresponsável que bola os planos mais loucos e inconsequentes para a produção e lançamento dos animes de sua agência não se importando com a qualidade final, desde que gere lucro. Aliás o som "kuzu" pode significar "lixo" em japonês. Sua maneira de trabalhar é sempre improvisada e sem planejamento ou pesquisa deixando o abacaxi nas mãos de seus auxiliares que têm que se virar para cumprir com a agenda e entregar o produto a tempo com orçamentos muito baixos. 

Na história, os animadores da produção em que Chitose é a protagonista trabalham até morrer de cansaço para cumprir a deadline do projeto. É claro que tudo isso é demonstrado com muita zoeira. Tudo o que podemos fazer é morrer de rir ao vermos o autor do anime praticamente delirando e divagando em seus pensamentos sobre quão ruim é a qualidade da produção daquele estúdio e como o trabalho de sua vida estava sendo tratado tão irresponsavelmente, além da história não ser lá essas coisas a animação, o traço gráfico e a péssima qualidade da dublagem de Chitose (pelo menos no início) deixam tudo ainda pior. O engraçado é que ela acredita ou finge acreditar que vai tudo muito bem.

Apesar de comentários positivos no Crunchyroll, principalmente fora do Brasil, a verdade é que Girlish Number não agradou a todos. Mesmo contendo um enredo bem inteligente alguns afirmam que o anime pecou pela falta de ritmo e de clímax mais marcantes. Outro motivo é que embora a comédia agrade a pessoas em geral seu público-alvo são garotas na adolescência já que o núcleo da história contém meninas trabalhando e se divertindo juntas. O design de personagens e trilha sonoras deixam isso bem claro. Tranquilo e com muitos momentos hilários o anime não chega a ser um trabalho excepcional mas, não faz feio, a animação e o detalhismo nos personagens chama atenção especialmente se tratando do mediano estúdio Diomedea. A obra contém o tipo de enredo característico do autor Wataru Watari que também escreveu Oregairu  (uma comédia romântica de muito sucesso e que ainda mantém esperanças de uma terceira temporada)  se você curte o tipo de narrativa do autor, vale a pena dá uma olhada. Nós do Giganalise já temos um review de Oregairu (veja links relacionados). 

O foco de Wataru nessa nova obra foi uma narrativa mais leve e voltada a um público um pouco mais jovem embora um olhar atento perceba facilmente similaridades entre Girlish Number e Oregairu. Os dois trabalhos possuem personagens com temores e incertezas comuns a pessoas muito novas além das dificuldades em conviver com os outros e encontrar o seu lugar no mundo. Nossas dubladoras mirins estão vivenciando suas primeiras experiências profissionais encarando algumas boas surpresas e decepções no percurso.

Kazuha Shibasaki ama seu trabalho mas não se dá bem com seu pai. Morando sozinha ela costuma beber um pouco além do social nas reuniões com suas colegas após o expediente, em uma visita familiar ela finalmente consegue acertar um pouco as pontas com parentes e percebe que apesar da postura rígida, o pai a quer muito bem. Algo um pouco similar a história de Yukino Yukinoshita em Oregairu, aliás as duas são muito parecidas na personalidade e na aparência física. 


Momoka Sono é talentosa mas indecisa quanto o que deseja fazer de seu futuro. Seus pais são artistas e lhe dão muito apoio mas as incertezas a deixam triste e o convívio com Chitose a ajuda a posicionar-se quanto a carreira que vai trilhar. Há outras personagens como Yae Kugayama (dublada por Kaede Hondo) e Koto Katakura (dublada por Yui Ichikawa) cujos detalhes ficam para quem desejar assistir ao anime.

Tecnicamente falando, o estúdio Diomedea entregou um produto final muito bacana mesmo com algumas distorções de personagens aqui e alí. Tanto os cenários de fundo, a iluminação, o traço dos personagens e a animação são boas, acima da média em algumas cenas. Girlish Number foi dirigido por Shota Ibata (que até então fora apenas diretor de animação de alguns projetos) entregando um resultado competente, animes desse tipo a primeira vista podem parecer fáceis de dirigir mas, não são. Existem alguns momentos dramáticos, outros cômicos e tanto diretor quanto o resto da equipe precisam ter uma boa sensibilidade para juntar as duas coisas perfeitamente.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

Review de Oregairu


Abertura de Girlish Number linkada diretamente do canal da TBS Animation no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/amagi-brilliant-park_16.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/mitsuboshi-colors-um-trio-de-garotas.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/10/oregairu-uma-comedia-romantica-cheia-de_13.html