Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Boku wa Tomodachi ga Sukunai (Haganai). O clube de amigos mais engraçado da década.



O jovem Kodaka Hazegawa nunca teve muitos amigos, situação essa que ficou pior ao ingressar em um novo colégio e ser confundido com um delinquente logo no primeiro dia de aula. Nós acompanhe nesse review de uma das comédias românticas com ecchi mais marcantes e divertidas da última década. Evitamos o máximo de spoilers possíveis, vai ser divertido.

Nosso primeiro parágrafo é dedicado à staff (pessoas e estúdios por trás da produção) e as notas recebidas pelo anime, caso queira lê apenas o review salte para o próximo parágrafo.

Um verdadeiro sucesso de vendas e conhecido mundialmente Boku wa Tomodachi ga Sukunai que traduzido significa "Eu não tenho muitos amigos" é originalmente uma light novel em estilo comédia, harém, ecchi, slice of life, romance e escolar escrita por Yomi Hirasaka (que também é autora do recente Imouto Sae Ireba Ii). A adaptação para anime das suas duas temporadas foi produzida pelo estúdio AIC Build (que também produziu a primeira temporada e os especiais de Ore no Imouto ga konnani kawaii wake ga nai). A primeira temporada de Boku wa Tomodachi recebeu nota 7.5\10 no Myanimelist com mais de 400.000 membros integrantes e mais de 235.000 usuários votantes em um total de 12 episódios que foram ao ar no Outono de 2011 entre 07 de Outubro e 23 de Dezembro. Já a segunda temporada nomeada de Boku wa Tomodachi ga Sukunai Next recebeu nota 7.62\10  no Myanimelist com mais de 265.000 membros integrantes e mais de 168.000 votantes também em um total de 12 episódios exibidos no Inverno de 2013 entre 11 de Janeiro e 29 de Março. Números grandiosos que fazem de Haganai, como ficou conhecido, um das comédias românticas com ecchi mais famosas dos últimos anos.

O jovem Kodaka Hazegawa (dublado por Ryouhei Kimura) acaba de se transferir para um novo colégio porém, devido há alguns contratempos acaba chegando de supetão dentro da sala de aula assustando professora e alunos. Com aparência desarrumada e um cabelo que mais parece um pudim ele logo é tachado de delinquente e todos o evitam. Kodaka vive sozinho com sua irmã mais nova Kobato Hazegawa (dublada por Kana Hanazawa) já que seu pai está em outro país a trabalho e sua mãe não está mais entre eles. Era tudo o que alguém sem muitos amigos não precisava, ser visto como um marginal por todo mundo ainda mais devido um mal-entendido tão bobo. As coisas não poderiam ficar mais bizarras até que ele surpreende a intrigante Yozora Mikazuki (dublada por Marina Inoue) conversando sozinha dentro de sala de aula, ou melhor, conversando com uma amiga imaginária e ambos acabam constatando que estão sozinhos sem nenhum amigo. Fazer parte de um clube do colégio? Jamais, eles estão no meio do ano letivo e seria constrangedor entrar em um clube apenas para afastar a solidão. É então que Yozora tem uma grande ideia, fundar seu próprio clube da amizade cujo objetivo era simples, fazer amigos e se tornar muito popular.

Desse pensamento simples surge uma das comédias românticas mais engraçadas e desavergonhadas dos animes. Kodaka (meio que contra a vontade) junto a Yozora, sua mais nova conhecida, formam um novo clube escolar de um modo um tanto quanto não ortodoxo tendo que enganar uma garotinha que adora chamar palavrões e que não queria disponibilizar sua sala de descanso de modo algum. Para completar a bagunça ninguém menos que Sena Kashiwazaki (dublada por Kanae Itou), a garota mais popular e de busto mais avantajado do colégio, alguém acima de todas as suspeitas de ser uma pessoa solitária, também deseja fazer parte do clube.

Yozora e Sena se detestam deste o primeiro segundo em que se encontram. Sena é loira, bonita, popular, tem ótimas notas nas provas e nos esportes, de corpo voluptuoso e anda por aí com uma penca de admiradores a tira-colo. Tudo, exatamente tudo o que Yozora detesta. Falando nela, Yozora é fria, absurdamente astuta e manipuladora e consegue facilmente enganar Sena fazendo-a passar por diversos momentos constrangedores e que só aumentam a rivalidade entre ambas. As discussões entre as duas é de longe o aspecto mais divertido e mais marcante da história estando entre os melhores momentos cômicos do mundo dos animes. Mas, não acabou, esses são apenas os três primeiros integrantes do clube. Temos Yukimura Kusunoki (dublada por Nozomi Yamamoto), uma garota que acredita ser um samurai; Maria Takayama (dublada por Yuka Iguchi) uma garotinha vestida de freira que adora soltar palavrões e por fim Rika Shiguma (dublada por Misato Fukuen) uma garota de Qi muito elevado mas totalmente, perdidamente tarada. Boku wa tomodachi é de longe um destaque no roteiro criativo com momentos cômicos divertidos e personagens marcantes. Sena e Yozora são basicamente uma tsundere e uma yandere das mais autênticas e Kodaka sofre bastante com as confusões e brigas entre as duas e como se não fosse tudo isso o bastante Sena se encanta por Kobato, irmã mais nova do rapaz e não larga do pé da menina querendo ser sua irmã mais velha o que deixa a garota em estado de pânico com as loucuras da loira stalker. O roteiro consegue extrair humor de coisas triviais como amigos jogando videogame.

Visualmente falando o anime tem um traço único com o crânio dos personagens demasiadamente largo na horizontal deixando os olhos um tanto afastados e como o nariz não é tão protuberante os personagens ficam com um perfil lateral engraçado, não há como não perceber essa característica visual logo no primeiro episódio. É ótimo quando um anime possui trilha sonora trabalhada com atenção e em Boku wa Tomodachi ela é única e se encaixa perfeitamente tendo aquela atmosfera circense e sem noção do dia a dia dos personagens. A animação é bacana mas escorrega aqui e alí com design distorcido e alguns frames faltando mas isso nem de longe ofusca a criatividade e a comédia do anime. Haganai possui muitos momentos com ecchi! São leves e estão por todos os episódios principalmente com Rika que tem sempre investidas com segundas intenções para cima de Kodaka o que deixa tanto Yozora quando Sena incomodadas. Houveram mudanças da primeira para a segunda temporada tipo o corte de cabelo de Yozora. No início os personagens meio que tinham semblantes de estudantes que acabaram de sair da pré-adolescência em vários momentos já na sua continuação parecem mais maduros e crescidos semelhantes a adolescentes entre 15 e 17 anos. Como comédia vale a pena cada episódio.

Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Caso queira nos apoiar basta conferir nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional da segunda temporada linkado diretamente do canal da Mediafactory de acordo com direitos de API.


LEIA TAMBÉM: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/eromanga-sensei-minha-irma-e-uma.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/dagashi-kashi-doces-uma-comedia-alegre.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/love-lab-e-disso-que-as-comedias.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/god-eater-luta-contra-extincao-da.html