Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shoujo Shuumatsu Ryokou. A última jornada das garotas.


Um anime de visual simples e uma história singular. Em um mundo pós-apocalíptico onde tudo foi consumido pela guerra nós acompanhamos a jornada solitária de duas garotas que viajam em meio a vastidão em cima de uma velha motocicleta Kettenkrad, um veículo militar russo datado dos anos 40 do século XX. Dia após dia elas viajam à procura de combustível e da próxima refeição enquanto sobrevivem em direção ao desconhecido.

Este primeiro parágrafo é dedicado à staff, as pessoas e estúdios por traz dos animes, caso tenha interesse apenas no review pule para o próximo parágrafo. Shoujo Shuumatsu Ryokou (que pode ser traduzido como "A última jornada das garotas") é originalmente uma light novel escrita pelo artista Tsukumizu. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio White Fox (o mesmo de Stains;Gate, Akame ga Kill e Re:zero). Com direção de Takaharu Ozaki (que dirigiu Persona 5), roteiro de Kazuyuki Fudeyasu (que já escreveu para B-Gata H-key e Black Clover) e música de Kenichiro Suehiro (que também compôs para Re:zero) o anime conta com um total de 12 episódios previstos tendo o apoio da produtora Kodakawa sendo exibido pelas redes AT-X, Tokyo MX, BS11, SUN, KBS, TVA e TVQ na temporada de Outono de 2017. Shoujo Shuumatsu Ryokou recebeu até o momento a boa nota 7.74\10 no Myanimelist com mais de 66.000 membros integrantes e pouco mais de 9.000 votantes. Nota essa que pode e deve atingir números mais elevados de membros já que muitos estão conhecendo o anime agora.

Em um mundo pós-apocalíptico devastado pela guerra nós acompanhamos a jornada épica das jovens Chito (dublada por Inori Minase) e Yuuri (dublada por Yurika Kubo). Chito é mais séria, durona, se concentrando na progressão da viagem das duas enquanto procura lidar com a personalidade desligada de Yuuri que é um pouco cabeça de vento e as vezes hiperativa embora passe boa parte da viagem dormindo. A química entre as duas é bacana, apesar de personalidades bem diferentes elas se dão bem e se ajudam como podem para sobreviver. As duas se completam, Chito sabe lê e dirigir enquanto que Yuuri é bem habilidosa no uso do rifle. Tudo nesse mundo pós-guerra é extremamente escasso então elas precisam estocar combustível e alimento enquanto viajam, tomar banho é coisa rara já que não existem muitas fontes de água e quanto ao alimento que encontram, é basicamente ração militar deixada para trás.

Shoujo Shuumatsu Ryokou traz uma história que nos faz refletir sobre as ações da própria humanidade. O que aconteceria com o mundo caso ele adentrasse em uma nova guerra mundial? O que restaria para as próximas gerações? No anime a guerra deixou um mundo vazio onde nossas duas protagonistas viajam em busca do desconhecido encontrando apenas cidades abandonadas e de vez em quando um raro sobrevivente. A história só não passa um sentimento maior de solidão porque a amizade entre elas aquece o frio e faz companhia até mesmo a quem assiste. Como tudo foi destruído restando apenas neve, cidades e instalações abandonadas as garotas não tiveram contato com toda a parafernália tecnológica que envolve a vida dos seres humanos atualmente e por essa razão se encantam com coisas simples tipo o ritmo musical que gotas de chuva produzem quando batem no metal ou se impressionam ao manipular uma máquina fotográfica que de início elas sequer imaginavam para que servia. 

O estilo visual é do tipo "fofinho" algo que encanta as garotas japonesas. Os olhos são grandes, o rosto arredondado, o traço corporal é infantil, a animação é bacana e esses elementos combinados deixam o anime mais parecendo uma criança sorrindo! 

É uma reflexão sobre o futuro! Muito semelhante em sentimento a Kino no Tabi, que também está sendo transmitido nessa temporada, ele desperta em nós o desejo de acompanhar a jornada de Chito e Yuuri curiosos por saber onde essa viagem vai terminar e que pessoas elas irão encontrar no caminho. Também ficamos com o desejo de sobrevivência, o mundo foi consumido pelos bombardeios e os remanescentes da humanidade precisam recomeçar tudo de novo preservando as lições e o que de mais importante têm, inclusive a alegria de vidas que já muito cedo lutam pelo direitos de viver.

Mas, nem tudo são flores. Pessoalmente, Shoujo Shuumatsu vai passar uma sensação maçante para quem não curte o estilo. A história é criativa e cativante, as protagonistas engraçadas e carismáticas principalmente quando se enrolam mas o roteiro é gradativo indo aos poucos nos conquistando pelo leve drama e por alguns momentos bem cômicos tipo um poste que desce com tudo sobre as cabeças das garotas, após um leve acidente de carro. Em resumo é um bom anime e vale a pena acompanhá-lo. Apenas o pessoal que curte um negócio mais agitado é que pode se desinteressar e infelizmente perder uma história que deixa o coração reflexivo sobre a fragilidade da humanidade principalmente de crianças e adolescentes que infelizmente herdam as mazelas das loucuras de seus antepassados. Recomendado.

Comente e compartilhe aí, isso ajuda muito.

Caso queira nos apoiar basta conferir nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da Kodakaanime do Youtube de acordo com direitos de API.


LEIA TAMBÉM:

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/10/sword-art-online-luta-pela-vida-no.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/orange.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/knights-and-magic-um-protagonista.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/kill-la-kill-frenetico-louco-e.html