Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Orange. Um drama romântico de ficção emocionante com enredo único.

Clique em Mural de Reviews no menu acima e confira todos os animes já analisados pelo Giganalise de forma prática e rápida.

Se você curte drama e histórias escritas com o coração certamente vai curtir Orange. 
 
Nesse primeiro parágrafo vamos conhecer os bastidores, as pessoas por trás da produção, caso queira ler apenas o review pule para o segundo parágrafo. Orange (laranja) é um mangá do tipo drama, romance, slice of life e ficção escrito e ilustrado por Ichigo Takano. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Telecom Animation Film (o mesmo de Chain Chronicle e All Out) com direção de Hiroshi Hamasaki (o mesmo de Blade & Soul), texto de Yuuko Kakihara (que trabalhou em Chihayafuru 2) e música de Hiroaki Tsutsumi (Ao Haru Ride e Kujira no Kora wa Sajou ni Utau). Em um total de 13 episódios o anime foi ao ar na temporada de Verão de 2016 entre 04 de Julho e 26 de Setembro pelas redes Tokyo MX, AT-X, BS11, ABC e TSB e transmitido para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. Orange foi um sucesso estrondoso na versão mangá e a adaptação para anime recebeu nota 7.72\10 no Myanimelist com mais de 247.000 membros integrantes e mais de 109.000 usuários votantes, números sólidos e bastantes expressivos para um drama romântico desse teor.

Orange conta a história de um grupo de amigos que recebem cartas escritas por eles mesmos enviadas do futuro para o passado, mais precisamente 10 anos no futuro. Sem abrir grande espaço para spoilers haviam seis amigos no passado que  mantinham laços fortes e promessas mútuas mas agora, no futuro, existem apenas cinco. Naho Takamiya (dublada por Kana Kanazawa), Hiroto Suwa (dublado por Makoto Furukawa), Saku Hagita (dublado por Kazuyuki Okitsu), Azusa Murasaka (dublada por Natsumi Takamori) e Takako Chino (dublada por Rika Kinugawa) estão reunidos novamente desenterrando uma cápsula do tempo que eles haviam criado 10 anos atrás onde deixaram cartas e mensagens para si mesmos, no futuro. Para quem não conhece cápsula do tempo é uma brincadeira onde um grupo de pessoas escreve algo, colocam em uma caixa e a enterram para que alguns anos no futuro possam abri-la e lê-la novamente algumas vezes se surpreendendo com a diferença entre o que escreveram e como estão suas vidas na realidade.

Qual o motivo  de haverem apenas cinco amigos no futuro e não seis? Um havia se suicidado. E o arrependimento dos cinco sobreviventes por não ter ajudado Naruse Kakeru (dublado por Seiichirou Yamashita) a superar a culpa pela morte de sua mãe os levaram a escrever cartas que viajariam de volta ao passado encontrando nossos seis protagonistas antes da tragédia ter acontecido. Naho Takamiya é uma garota do colegial que agora está com 16 anos de idade, tímida e um pouco acanhada ela e seus quatro amigos são surpreendidos com o anúncio do professor de que um novo aluno acabara de se transferir para aquela sala. Naruse Kakeru que chega ao colégio timidamente logo acaba tornando-se grande amigo de Naho e seus companheiros desenvolvendo laços fortes de companherismo. No futuro, muita coisa deu errado na vida de Naho e os demais o que os transformaram em adultos cheios de arrependimentos. Um torneio esportivo do colégio que não venceram, uma tacada perdida no jogo de beisebol que trouxe muita culpa, confissões de amor não declaradas, insensibilidades da parte de um e de outro. Muitos tropeços comuns pela falta de segurança e maturidade dessa fase da vida que posteriormente se tornaram marcas no coração.

Mas, agora é diferente! Naho está recebendo cartas enviadas por ela mesma de 10 anos no futuro onde estão escritas inúmeras dessas situações que podem ser corrigidas. Ela se apaixonou por Kakeru logo nos primeiros dias de aula mas sua timidez não permitiu que conseguisse se expressar como devia nem tampouco dá o apoio que o rapaz tanto precisava principalmente por que ele guardava um doloroso segredo, no primeiro dia de aula Kakeru faltou ao hospital não acompanhando sua mãe doente que, sentindo-se culpada por ser um peso para o filho, se matou. Desde então Kakeru vem remoendo isso em seu coração não se perdoando desejando também seguir o mesmo caminho. Auxiliada pelas cartas do futuro, Naho se esforça de todas as maneiras possíveis para fazer diferente conseguindo chegar até o coração de seu mais novo amigo, enchendo-o de boas experiências de vida evitando que assim ele se matasse alguns meses depois pelo sentimento de culpa. Mas a frente ela descobre que seus amigos também receberam cartas enviadas de suas versões do futuro e estão tentando evitar a morte de Kakeru. Seriam eles capazes disso?

Em termos de originalidade, maturidade e complexidade de história Orange é bem interessante e quem curte um enredo mais dramático, emotivo e papo cabeça com certeza vai curti-lo. Há momentos comoventes de encher os olhos e alguns podem ficar ansiosos pelo desfecho do enredo. Outros que não curtem muito dramas slice of life podem achar o anime chato e melancólico demais. Tecnicamente Orange é um primor. Excelente escolha de cores, animação de primeira e closes faciais das protagonistas femininas que são um colírio para os olhos. O modo como Naho e seus amigos se unem fazendo de tudo para que Kakeru tenha bons momentos afastando do seu coração o desejo de morrer é algo que certamente não veríamos na vida real (alguns podem afirmar que o autor forçou a barra em uma amizade entre os protagonistas com um nível de atenção e consideração que seria um modelo de perfeição, irreal e incapaz de existir de verdade), durante todos os episódios eles lutam para garantir que seu mais novo amigo tenha muito mais motivos para está vivo do que para cometer qualquer loucura quando chegasse o dia de sua morte, escrito nas cartas. Em alguns episódios Kakeru tem atitudes estúpidas, injustas ao tratamento que ele vem recebendo, todos o tratam com o maior carinho e consideração mas as vezes ele age com insensibilidade e rispidez, apesar de seu sofrimento interno são atitudes infantis até revoltantes para quem assiste. Isso pesa ainda mais para ele como protagonista por que todos estão fazendo sacrifícios pessoais pelo seu bem estar principalmente Suwa Hiroto que é apaixonado pela Naho e, em sua versão do futuro, casou com ela. Mas, no presente, ele precisa fazer um grande sacrifício emocional deixando caminho livre para que Kakeru pudesse se aproximar de Naho.

Orange é diferente, do tipo que prende a curiosidade pela nível emocional, pelas coisas que estão em jogo durante os seus 13 episódios. Se eles falharem fatalmente perderam o seu amigo e caso obtenham sucesso seus futuros podem ser drasticamente alterados. O que será que aconteceu? Só assistindo para saber.






Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Caso queira nos apoiar basta conferir nossos anúncios.

Valeu e até a próxima. 

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil. 


Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da Toho Animation do Youtube de acordo com direitos de API.