Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Knights and Magic. Um protagonista fanático por mecas e batalhas.

Obs: Se você deseja vê todos os animes já revisados pelo Giganalise basta clicar em"Mural de Reviews" no menu acima. Todos os animes citados e que já contam com reviews em nosso site estão linkados no artigo.  

Um mundo paralelo cheio de coisas bacanas a se fazer e um protagonista fanático por robôs e tecnologia. O projeto foi um dos animes mais divertidos da temporada principalmente para o público que adora projetos mecânicos, tecnológicos, customizações e batalhas com mecas.

Knights and Magic (Cavaleiros e Magia) é uma serie de light novels japonesas escritas por Hisago Amazake (autor de Mission by the Civil Servant Wizard) com ilustrações de Kurogin (que ilustrou para Masou Gakuen HxH e Seiken to Maryuu no Sekai). A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio 8-bit com direção de Yusuke Yamamoto (diretor experiente que já trabalhou em B-Gata H-Key e Gintama), escrito por Michiko Yokote (escritora veterana que já escreveu scripts para cavaleiros do zodíaco e naruto) e música de Masato Koda (que compôs para o divertidíssimo Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!). O anime foi ao ar na temporada de verão de 2017 em um total de 13 episódios exibidos pelas redes AT-X, Tokyo MX, KBS, SUN, BS11 e para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll incluindo legendas em Português do Brasil. Apesar de divertido, empolgante e possuir uma ótima qualidade visual Knights and Magic recebeu apenas nota 7.3\10 (até aqui) no Myanimelist com pouco mais de 58.000 membros e 12.000 votantes.

Ernesti Echavalier (chamado apenas de "Eru" e dublado por Rie Takahashi) é a reencarnação de Tsubasa Kurata um jovem prodígio na área de programação em sua vida passada. Um de seus hobbies era comprar, montar e colecionar maquetes de mecas (robôs) em suas horas vagas. Lamentavelmente ele morre em um acidente de carro e reencarna em um mundo de fantasia em que a tecnologia anda lado a lado com a magia, onde reinos medievais combatem entre si e as principais armas de guerra são os Silhouette Knights grandes mecas movidos à mana impulsionados por um reator de ether. Ou seja, aquele mundo era um verdadeiro paraíso para uma pessoa fanática por programação, robôs e mecânica. O interessante é que, nessa nova existência, Eru mantém o conhecimento e a memória de sua vida passada e com isso mesmo sendo ainda uma criança ele poderia criar coisas incríveis se tivesse os equipamentos e os companheiros corretos. Logo o nosso jovem ganha notoriedade produzindo novos modelos de Silhouette Knights o que espanta até a liderança do reino onde vive pois há séculos que não se produziam novos modelos desses mecas e poucas atualizações foram feitas ao longo do tempo. Eru é uma criança inovadora produzindo novas versões, novas armas, novos modos de utilizar a energia mana e logo se torna líder de um grupo de cavaleiros, apesar da posição alcançada e dos carinhos e abraços constantes de Adeltrud Olter (chamada de Addy e dublada por Ayaka Ohashi) sua amiga de infância nesse novo mundo, Eru simplesmente não pensa em outra coisa a não ser aprender mais e mais sobre os Silhouette Knights e os reatores de ether. Um criança no parque. 

A adaptação das light novels é um tanto confusa. Em um episódio nós estamos acompanhando um momento da saga de Eru e seus companheiros e no episódio seguinte podemos estar vendo um outro momento mas a transição parece ser feita meio que as pressas ou com uma ponte incompleta. Não chegamos a ficar totalmente perdidos na história mas em alguns momentos eu pensei: "O que tá rolando? O que foi que eu perdi?" Knights and Magic é um daqueles animes injustamente pouco assistidos de certo ponto de vista. Detalhes à parte a direção é boa, a atmosfera do anime é alegre, positiva e simpática, as batalhas entre os mecas são muito bacanas e empolgantes e a animação é fluída nesses momentos. O design dos mecas é o ponto mais legal uma mistura entre tecnologia moderna e inspirações espirituais antigas como se eles fossem antigos guerreiros lendários. Muito massa! Eru enlouquece a sua equipe e os seus concorrentes à melhor designer de Silhouette Knights por que ele tem as ideias mais revolucionárias já vistas em séculos. Tanto no design quanto na tecnologia embutida, novos modos de usar as armas de magia e modelos pilotados por mais de um knight runner alguns são inspirados em centauros, outros podem voar. O jovem Eru trouxe uma grande contribuição tecnológica ao seu reino e devido o seu conhecimento nem precisou frequentar direito a escola, um jovem gênio capaz de criar coisas nunca imaginadas antes. 

A história é leve, divertida, com momentos cômicos. Um tanto manjada mas mesmo assim fácil de simpatizar. Os personagens são muito carismáticos especialmente a Addy que não se cansa de abraçar Eru sempre que pode e de vez em quando precisa disputá-lo com outras garotas. Um dos fatores que causaram vários comentários sobre o design de personagens antes do anime ir ao ar foi o fato de visualmente Eru parecer mais uma menina do que um menino. É um feitiche japonês meio bizarro dizem que as meninas do Japão curtem esse negócio com o protagonista parecendo mais fofinho, vai entender o que se passa na cabeça das japas contudo, é nas batalhas entre os Silhouette Knights que o anime brilha. 

Tecnicamente falando...

Os gráficos de Knights and Magic são excepcionais com filtros de pós-processamento na iluminação do sol e do cenário muito chamativos. O traço visual é bonito, não traz nada de novo ao mercado ele simplesmente tem sua identidade própria o que o torna singular a outras animações, com destaque para os olhos arredondados. Foi usada CGI na animação dos mecas como sempre mas ficou tão bom que sequer damos atenção a esse fato. A animação é fluída e em alguns combates ela se destaca. Quando você junta todos os ingredientes e passa a assistir o carisma dos personagens e o teor mais alegre torna o anime imersivo e relaxante. O anime é fácil de digerir. Animes com mecas não costumam ter muita audiência muitos alegam que a animação é ruim, que a direção não soube capturar os momentos mais emocionantes e que a história geralmente é clichê e sem graça. Knights and Magic trilha um caminho um tanto diferente e poderia ter sido um pouco melhor avaliado no Myanimelist e em outros fóruns já que ele possui roteiro e qualidade técnica acima do mercado é carismático e divertido, fatores indispensáveis para um bom anime.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil


Comente e compartilhe aí, ajuda muito. 

Se deseja nos apoiar veja as formas através do menu lateral. 

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo Promocional linkado diretamente do canal da Bandai Visual no Youtube estando de acordo com os direitos de API não infringindo portanto direitos autorais.