Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Yahari ore no seishun love comedy wa machigatteiru, uma comédia romântica cheia de identidade. (Atualizado)



Yahari ore no seishun love comedy wa machigatteiru ("Na verdade a minha comédia romântica juvenil está errada") ou simplesmente Oregairu é uma comédia romântica adaptada da Light Novel de mesmo nome escrita por Wataru Watari (que também é autor de Qualidea Code e Girlish Number), ilustrada pela Ponkan 8 e publicada pela Shogakukan. A primeira temporada (13 episódios) foi produzida pelo estúdio Brain's Base (o mesmo estúdio de D-Frag, Kyokai no Rinne e Watashi ga Motete Dosunga) com direção de Ai Yoshimura (diretora de episódio e storyboard de Ore no Imouto entre vários outros títulos), texto de Shotaro Suga (que escreveu para Fullmetal Alchemist Brotherhood e Ghost in the Shell Stand Alone Complex) e música do estúdio Monaca (que já trabalhou em Working!! e na série Monogatari) o anime foi ao ar na temporada de primavera de 2013 entre 04 de Abril e 27 de Junho sendo exibido pelas redes TBS, MBS, CBC e BS-TBS. Oregairu recebeu nessa sua primeira exibição nota 8.11\10 no Myanimelist com incríveis 452.000 membros e massivos 267.000 usuários votantes. Já a segunda temporada (também 13 episódios) foi produzida pelo estúdio Feel (o mesmo de Kiss x Sis, Dagashi Kashi, Kono Bijutsubu ni wa mondai ga aru! e mais recentemente Tsuki ga kirei) com direção de Kei Oikawa (diretor de Kono Bijutsubu ni wa mondai ga aru! e diretor de storyboard de Ore no Imouto), texto de Shotaro Suga e música do estúdio Monaca indo ao ar na Primavera de 2015 entre 02 de Abril e 25 de Junho com o título Yahari ore no seishun love comedy wa machigatteiru zuko ou apenas Oregairu Zuko sendo exibida pelas redes TBS, MBS, CBC, TUT e BS-TBS obtendo a incrível nota 8.29\10 no Myanimelist com 301.000 membros integrantes e mais de 187.000 usuários votantes.

Oregairu conta a história de 3 estudantes do colegial que têm dificuldades em se encaixar na realidade nossa de cada dia. Com backgrounds históricos que vão de bullying até rejeições amorosas eles dividem um clube escolar cuja principal função é ajudar outros estudantes em situações semelhantes à deles. Com uma narrativa única e peculiar e personagens muito carismáticos Oregairu caiu no gosto do pessoal tanto que é aguardada uma terceira temporada que ainda (cremos que ainda) não foi produzida porque seu autor se envolveu com outros animes voltando a trabalhar nas light novels do título apenas em 2017.

Hachiman Hikigaya é um jovem sagaz, vindo de um background histórico cheio de momentos traumáticos e desilusões  amorosas ele agora se encontra no colegial e ao longo dos anos desenvolveu uma personalidade aguçada e auto protetiva vendo tudo pelo seu ponto  de vista filosófico distorcido, pelo menos é o que todo mundo pensa, exceto ele. Apesar de seu caráter retrancado ele gradualmente vai ganhando espaço durante os episódios pelo aspecto cômico e pelas ações  e importância que passa a ter na vida  de seus colegas. Hachiman é bem diferente de qualquer outro protagonista e esse é seu ponto forte. Antissocial e um tanto pessimista (o que ele chama de realista) ele sempre vê as situações por fora e por essa razão consegue notar o que ninguém mais percebe, uma ótima característica para ajuda outras pessoas. É dele uma das cenas de mudança pessoal mais marcantes dos animes com direito a um pedido de ajuda em lágrimas vindo de alguém que quase nunca abre o seu coração para ninguém fato tão importante que faz com que a indiferente Yukino Yukinoshita revesse seus conceitos sobre os outros.

Yukino Yukinoshita é a criadora do clube da ajuda o qual tanto ela quanto Hikigaya frequentam, seu passado também é cheio de momentos desagradáveis. Seus sapatos escolares foram escondidos mais de 60 vezes durante o fundamental, devido sua beleza os outros garotos acabavam se apaixonando fácil pela moça o que resultava em inimizades e brincadeiras de mal gosto das outras garotas do colégio. Ela prefere morar sozinha já que sua mãe é muito autoritária e ela não consegue lidar muito bem com Haruno, sua irmão mais velha. Com uma personalidade distante, honesta e direta os diálogos "acalorados" entre ela e Hikigaya sempre rendem muitos momentos engraçados. Yukino é a típica garota rica mas filantrópica. Apesar de fria e aparentemente inabalável seu coração vai amolecendo com a companhia de Hikigaya e de Yui que de simples membros do clube se tornam os seus mais queridos amigos.

Yui Yuigahama é a mais introvertida dos três, entrando para o clube logo no primeiro episódio ela procura sempre ser alegre procurando se enquadrar com outras pessoas  o que nem sempre dá certo. Ela encontra no clube da ajuda um lugar perfeito para si. Yui também possui sentimentos difíceis e situações conflitantes dentro de sí e por essa razão luta constantemente para desenvolver uma personalidade alegre e simpática. 

Esse é o grande trunfo de Oregairu. Seus personagens são sinceros e possuem uma visão de mundo que cativa e gera adeptos entre os fãs. A obra ganhou a atenção pelo seu enredo peculiar, mais dramático e amadurecido sem abrir mão de uma típica comédia romântica. Os discursos interiores de Hikigaya, as palavras afiadas e o ar refinado de Yukino e as mancadas de Yuigahama deixam o anime prazeroso e envolvente. O enredo é bem construído com uma mensagem de busca por encontrar o seu lugar no mundo enquanto se lida com pessoas e situações adversas.

A primeira temporada foi focada mais na comédia enquanto que a segunda inclinou-se para o drama e o amadurecimento dos personagens. Os fãs ainda têm esperanças de encontrar os 3 amigos novamente em uma terceira temporada. Resta esperar, como o autor Wataru voltou a trabalhar nas light novels de Oregairu apenas em 2017 podemos aguardar alguma coisa para 2018 ou 2019 lembrando que o anime teve final aberto.

Tecnicamente falando...

A qualidade gráfica da primeira temporada estava dentro da média havendo alguns momentos com distorções de visual dos personagens e falta de frames. Ela evoluiu bastante na segunda temporada com a mudança de estúdio e de diretor. Dá para notar um cuidado maior no visual e na animação, há melhorias nos efeitos de iluminação e os personagens parecem mais polidos, o brilho dos olhos, contorno dos rostos e desenho dos cabelos foi aprimorado. 

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Caso queira nos ajudar basta averiguar de que forma no menu lateral.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da TBS no Youtube de acordo com direitos de API, não infringe direitos autorais.