Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Ore no imouto ga konna ni kawaii wake ga nai (Oreimo). Como cuidar de uma irmã pode ser tão trabalhoso. (Atualizado)


Obs: Se você deseja vê todos os animes já revisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima. Todos os animes mencionados que já contam com reviews do Giganalise estão linkados no texto.

Oreimo ou Ore no Imouto como foi abreviado é adaptado da Light Novel escrita por Tsukasa Fushimi (mesmo autor de Eromanga Sensei). A primeira Temporada foi produzida pelo estúdio AIC Build (que produziu Haganai, Tenshi Universe, Ai Tenchi Muyo!, Sora no Otoshimono e Amagami SS+ entre muitos outros) indo ao ar de 03 de Outubro de 2010 à 19 de Dezembro do mesmo ano contendo 12 episódios mais 3 OVAs. Devo lembrar que é preciso assistir as Ovas das duas temporadas para compreender o anime por completo, são indispensáveis. A continuação foi produzida 3 anos depois pelo estúdio A-1 Pictures (que produziu Sword Art Online, Anohana, Erased, Eromanga Sensei e mais recentemente Fate\Apochypha) começando em 07 de Abril de 2013 e finalizando em 30 de Junho do mesmo ano, totalizando 13 episódios mais 3 OVAs. Ambas as produções foram dirigidas por Hiroyuki Kanbe conheço poucos animes dirigidos por ele mas fez um ótimo trabalho em Oreimo.

O anime foi e continua sendo um grande sucesso recebendo nota 7.40\10 no Myanimelist com absurdos 377.000 membros e incríveis 226.000 usuários votantes. Ore no Imouto conta a história de Kyosuke (dublado por Yuuichi Nakamura) e Kirino Kosaka (dublada por Ayana Taketatsu), dois irmãos muito apegados na infância que foram se distanciando a medida que entravam na puberdade até se tornarem completos estranhos convivendo na mesma casa. Kirino é mais nova, inteligente, atlética, cheia de manha e de caprichos, um tanto hentai, de personalidade forte e explosiva e trabalha como modelo junto a suas companheiras entre elas Ayase Aragaki (dublada por Saori Hayami), sua amiga mais chegada. Ayasa é bastante ética porém possessiva, um  tanto desmiolada e psicopata quando o assunto é sua amizade com Kirino o que pode causar bastante sofrimento para Kyousuke :). Já este era o astro de Kirino na infância seu querido irmão porém, com o envelhecimento foi se tornando um adolescente comum e entediante, segundo ela. Kyosuke é amigo de infância de Manami Tamura (dublada por Satomi Sato), Manami é uma garota tranquila, bonitinha, de personalidade gentil e guarda sentimentos pelo rapaz o que desperta revolta e ciúmes de Kirino que simplesmente a odeia e a culpa por seu irmão ter se tornando um jovem sem grandes objetivos na vida.

O convívio entre os dois irmãos parecia frio e decidido, Kirino sempre é querida por seu pai rigoroso por achá-la um exemplo de filha já Kyosuke é tido como normal e sem brilho. Não que ele se importasse muito na realidade é o comportamento indiferente e desrespeitoso que ela demonstra que o incomoda. Tudo começa a mudar quando Kyosuke encontra um DVD esquecido no chão e descobre que era de Kirino. O disco escondia um grande segredo que ela guardava de tudo e de todos. Kirino é viciada em animes e jogos. Uma otaku. Praticamente todo o dinheiro que ela ganha como modelo vai para seu hobbie porém esconde isso temendo ser rejeitada e mal interpretada não apenas pelos pais mas também pelas amigas, em especial Ayase que detesta esse tipo de gente. Os otakus (viciados em animes e games) são meio que mal vistos no Japão tidos como estranhos, esquisitos, fora da realidade ou pessoas que não querem crescer e amadurecer. 

Kirino temia ser tratada desse modo então ela decide pedir conselhos de vida ao irmão. Kyosuke a ajuda a encontrar pessoas na internet que tenham o mesmo hobbie que ela, dessa forma Kirino teria com quem conversar  a respeito do que mais gostava, o problema é que ela acaba por arrastá-lo contra a própria vontade na jornada sempre o tratando com rispidez, uma irmã difícil de se lidar. Entre as novas amigas da garota está Ruri Gokou (dublada por Kana Hanazawa) apelidada de Kuroneko (gata negra) pois está quase sempre fazendo cosplay dos personagens do anime Maschera, o seu preferido. Ruri considera Maschera um anime intelectual para pessoas adultas bem diferente de Meruru, o anime preferido de Kirino que para Ruri não passa de um material pobre para crianças. Isso rende muito bate-boca e discussões divertidas entre elas. Também temos Saori Makishima (dublada por Hitomi Nabatame), uma garota hilária que se veste tipo uma adolescente dos anos 80 e usa um par de óculos engraçado.

Ore no Imouto se destaca pelo seu enredo criativo, até diferente na época, cuja base da história são o mundo dos animes e dos relacionamentos entre irmãos. A atmosfera é agradável, divertida e alegria. Kirino, por ter sido muito mimada tem personalidade de patricinha bem arrogante, tsundere. Por sempre tirar boas notas, ser bonita e popular ela banca a autoritária se aproveitando do desejo do irmão de vê-la feliz. Tudo indica de início que o anime se prenderia ao relacionamento familiar conturbado entre os dois sendo ajustado aos poucos com Kyosuke sempre pisando em ovos para lidar com a personalidade forte e explosiva de sua irmã. Porém, o enredo guardava algo um pouquinho mais polêmico que fica para quem assistir descobrir.

Tecnicamente falando...

Ore no Imouto é um anime de excelente qualidade visual. Certamente caro de ser produzido tanto pelos gráficos quanto pela animação. Cores vivas, brilhantes, cenários e personagens bem trabalhados. A trilha sonora é cômica, única. As duas intros mostram a qualidade e o cuidado na escolha das músicas. O roteiro é de longe convidativo e criativo e o estilo visual dos personagens com destaque para o formato dos olhos e rosto, atrai facilmente. Não me lembro de outro anime que tenha usado os mesmos traços visuais que Ore no Imouto.

Os momentos hilários são muitos e dá para rir em quase todos os episódios com Kyosuke se metendo em uma cilada após a outra para ajudar a irmã a conciliar seu hobbie e o convívio com suas amigas. Há bastante drama e o aspecto polêmico seria o amor entre irmãos que de início parecia uma mistura de amor fraternal com feridas emocionais passadas. Essa onda meio que já perdeu grande poder de venda no Japão apesar de ter rendido vários animes que lucraram bem com essa abordagem esquisita. Excluindo esse aspecto muito controverso e discutível Ore no Imouto diverte e mostra como o convívio familiar pode ser tanto um teste para os nervos quanto um ambiente para crescimento. Apenas relembrando que a história se completa com as OVAs.

Compartilhe e comente aí, ajuda muito.

Caso queira nos ajudar basta conferir como fazer isso no menu lateral.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da AniplexUS de acordo com direitos de API, não infringe portanto direitos autorais.