Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Just Because, romance e conflitos do coração.

Observações: 
1. Caso queira vê todos os animes já analisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima; 
2. Todos os animes citados no texto e que já contam com reviews no site estão linkados no artigo; 
3. Caso queira nos ajudar basta descobrir de que forma no menu lateral ou clicando em nossos anúncios. 

Just Because é um anime para os românticos que curtem um coração partido prometendo algumas surpresas até sua conclusão. O título já surgiu aqui no Giganalise no guia de animes promissores da temporada de Outono de 2017. Nesse artigo nós iremos analisar Just Because, que ainda está em exibição, com um pouco mais de profundidade procurando trazer nossas primeiras impressões. Fizemos o possível para evitar muitos spoilers então, fiquem tranquilos e vamos lá. 

Just Because é um anime original em estilo romance, drama, escolar e slice of life criado por Hajime Kamoshida (o mesmo autor do famoso, surpreendente e emocionante Sakurasou no Pet na Kanojo) e Kiseki Himura (autor de Getsuyoubi no Tawawa) com direção de Keisuke Fukunaga (que trabalhou como assistente de produção da série Grisaia) e música da compositora Nagi Yanagi (que trabalhou nas trilhas sonoras de Ano Natsu de Matteru, Bakemonogatari e Amnesia). O anime está em desenvolvimento pelo estúdio Pine Jam (estúdio novo produtor de Gamers! e do curta Getsuyoubi no Tawawa). Just Because está com previsão de 12 episódios e vem sendo exibido pelas redes AT-X, MX, TVK, MBS e BS Fuji recebendo pelos menos até o momento nota 7.27\10 no Myanimelist. nota essa ainda não definitiva pois muitos estão conhecendo o título agora.

Eita Izumi (dublado por Aoi Ichikawa) muda de colégio já no segundo ano do ensino médio porque seu pai devido trabalho decidiu mudar de cidade. Izumi é silencioso meio na dele  e não deseja se envolver muito nos problemas dos outros. Por uma coincidência do deus das animações ele volta a sua antiga cidade reencontrando amigos e despertando sentimentos até então adormecidos. Logo de cara Izumi reencontra Haruto Soma (dublado por Taishi Murata) seu antigo companheiro de escola. Haruto é integrante do time de beisebol é um tanto abobalhado, alegre e expressivo demais o que o torna destemperado e de coração aflito quando o assunto é Hatsuki Morikawa (dublada por Yuna Yoshino). Haruto é apaixonado pela jovem Hatsuki há muito tempo o jeito doce, responsável, delicado e forte da garota não sai da cabeça do rapaz. Enquanto isso Haruto é admirado por Mio Natsume (dublada por (Karin Isobe) ex-presidente do conselho estudantil ela é encantada pelo jovem abobalhado mas aparentemente não correspondida. Os conflitos amorosos começam a surgir nesse momento. Izumi é apaixonado pela Natsume há muito tempo mas ela está encantada por Haruto enquanto que este só tem olhos para Hatsuki que ao que tudo indica a moça guarda um amor antigo por Izumi. Nem tudo foi revelado em Just Because mas grandes surpresas podem surgir daí. Como se não bastasse temos uma quinta integrante do grupo, Ena Komiya (dublada por Lynn) integrante do clube de fotografia ela é a mais divertida e cômica entre eles. Apesar de inicialmente não está apaixonada por ninguém ela atua como conselheira as vezes dando aquele toque legal para um amigo que possa está um pouco desanimado. Ena é extrovertida, invasiva e tem o costume de tirar fotos das pessoas sem pedir permissão o que deixa Izumi incomodado além disso ela é sagaz e percebe os sentimentos escondidos dos outros algo perigoso para jovens com amores ocultos ou não correspondidos.

Embora não seja um enredo tão original o desenrolar dos acontecimentos até então é convidativo e tudo é tratado com uma sensação de respeito e cuidado pelos sentimentos dos protagonistas o que nos faz apegar demais há um personagem ou um casal e acabarmos felizes ou tristes dependendo do final do história. O anime começa lento até um pouco confuso por que os personagens vão surgindo meio que sem qualquer explicação, eles apenas pipocam na tela e a medida que os primeiros episódios são apresentados passamos a conhecê-los melhor. Just Because conta com a típica direção e trilha sonora dos romances japoneses tem aquela atmosfera espiritual romântica e emocionante e gradativamente vai nos fazendo imergir no universo e nas esperanças e sonhos dos protagonistas. É inevitável que surja a torcida por esse ou aquele casal sendo portanto um grande trunfo que promete fazer muitos acompanharem a história até o final da temporada. Just Because conta com muitos momentos cômicos incluindo um coadjuvante que tem verdadeiro pavor a cachorros e uma fotógrafa inquieta e carismática.

Haruto, apoiado por Izumi, resolve investir para cima de Hatsuki visitando-a, pedindo a Id de seu Line (o whatsap japonês), fazendo amizade com os irmãos menores da garota e até saindo juntos ao aquário da cidade até que toma coragem e decide se confessar para a jovem que, ... recusa sem sequer pestanejar. Pela segurança e seriedade com que respondeu fica claro que Hatsuki Morikawa guarda algum amor por Izumi e não desejando enganar seus sentimentos ou mentir para um amigo, resolve dizer não. O que virá após isso? O que acontecerá com os sentimentos de Izumi por Natsume? E os dela por Haruto? Será que Haruto se recupera da primeira rejeição e tenta novamente conversar com Hatsuki? E ela, terá coragem de se confessar para Izumi? Essas respostas ficam para serem respondidas nos próximos episódios de Just Because.

Tecnicamente falando...
A primeira coisa que me saltou aos olhos foi a grande similaridade entre o estilo do traço de Just Because e o curta Getsuyoubi no Tawawa principalmente no desenho dos olhos. Kiseki Himura (criador do curta) e Hajime Kamoshida trouxeram inspirações do anime anterior para o visual desse novo projeto e ficou bonito, cores vivas e efeitos de pós-produção bacanas na iluminação. O estúdio de ambos é o mesmo o que torna a equipe mais entrosada e já encaminhada. A animação é boa e está dentro da média de mercado, nada absurdamente bem elaborado no entanto, algo de qualidade. Uma ótima direção lembrando que é preciso ter sentimento para juntar tudo e criar um anime que misture drama e romance de forma convincente e que nos traga aquela atmosfera toda sentimental. É o drama romântico recomendado da temporada.

Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Caso queira nos apoiar basta averiguar de que forma nos menus laterais ou clicando em nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeos promocionais linkados diretamente do canal da NBCUniversal anime\music do Youtube de acordo com direitos de API, não infringe direitos autorais.

Vídeo Promocional 01:

Vídeo Promocional 02: