Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Re:Creators. O grande hype da temporada de Primavera\2017

O anime de maior hype da temporada de abril de 2017 chega aqui no Giganalise para mais um review. Re:Creators simplesmente foi o título mais aguardado pelo público japonês nesse período em uma história onde vários personagens de animes e mangás de repente começam a surgir na Terra lutando entre si pelo futuro ou destruição da humanidade. Será que Re:Creators supriu as expectativas criadas?

Como de costume nós começamos pela staff, achamos importante sabermos quem são as mentes e as produtoras por trás dos animes que os fãs tanto curtem. Re:Creators é um anime original produzido pelo estúdio Troyca (o mesmo estúdio que produziu o maravilhoso Aldnoah.Zero e o intrigante Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru), dirigido por Ei Aoki (diretor de Aldnoah.Zero, Angel Beats!, Baka to Test, Fate\Zero e vários outros títulos) com texto de Ei Aoki e Rei Hiroe (que escreveu para Bikini Warriors) e música de Hiroyuki Sawano (que compôs para Aldnoah.Zero, Kouketsujou no Kabaneri, Guilty Crown, o hilário Kill la Kill e Ao no Exorcist entre outros). Re:Creators contou com o apoio das produtoras Aniplex, Magic Capsule, Shogakukan e ABC Animation indo ao ar nas temporadas de primavera e verão de 2017 entre 08 de Abril e 16 de Setembro em um total de 22 episódios sendo exibidos pelas redes Tokyo MX, BS11, GYT, GTV, ABC, TVA e AT-X. O anime recebeu a modesta nota de 7.5\10 no Myanimelist com mais de 142.000 membros integrantes mas apenas 29.000 votantes. O anime contou com uma equipe de peso em sua produção o diretor Ei Aoki já é conhecido pelo seu excelente trabalho em animes mais dramáticos com uma atmosfera arrojada, grandiosa e demonstrou isso na direção de Aldnoah.Zero e Fate\Zero. Novamente ele fez parceria com Hiroyuki Sawano compositor famoso por criar trilhas sonoras épicas e impactantes como vimos também em Fate\Zero e principalmente Aldnoah.Zero. Certamente a junção dessa dupla em um novo projeto fizeram as apostas sobre Re:Creators subirem alto.

O jovem Sota Mizushino (dublado por Daiki Yamashita) é um aluno do ensino médio fã de animes e mangás. Um dia após voltar do colégio ele decide assistir o seu anime favorito quando é simplesmente transportado para o meio da batalha que estava vendo. Salvo por Selesia Upitiria logo ele e vários outros autores de mangás descobririam que misteriosamente as suas criações estavam se manifestando no mundo real entrando em confrontos que colocavam a vida na Terra em risco. Em Re:Creators as histórias fictícias dos mangás se transformam em mundos paralelos onde heróis e vilões existem de verdade e estão lutando conforme o roteiro de seus autores que são denominados por eles deuses ou criadores. Porém, algo de errado aconteceu, Sota era muito amigo de Setsuna Shimazaki uma aspirante a mangaká (autor de mangá) que se suicidou após ter sido acusada de plágio ao criar a personagem Altair (dublada por Aki Toyosaki). As pessoas alegavam que a autora, apesar do talento, havia copiado o design de outros trabalhos já existentes e por isso a bombardearam com críticas e acusações. Altair, que não passava de um personagem fictício ganha forma física no mundo dos homens, rancorosa pelo destino injusto de sua autora, por vingança ela decide destruir a humanidade. O grande problema é que Altair não tem uma história própria (já que sua criadora faleceu) e passou a ter várias histórias criadas ao longo dos meses por fãs e aspirantes e com isso seus poderes e habilidades são praticamente ilimitados já que sua aceitação pelo público é alta. Quanto mais cativante um personagem for mais poderes tem.

Selesia Upitiria (uma amazona dublada por Mikako Komatsu), Meteora Osterreich (uma maga dublada por Inori Minase), Yuya Mirokuji (um anti-herói dublado por Kenichi Susumura) e Rui Kanoya (protagonista de um anime com mecas dublado por Sora Amamiya) são os personagens que surgem e se aliam ao grupo de Sota procurando impedir o plano de Altair de levar os mundos paralelos e o mundo dos homens a colidirem e se destruírem. Blitz Talker (um pistoleiro dublado por Ono Atsushi), Alicetaria February (uma cavaleira dublada por Yoko Hikasa) e Mamika Kirameki (uma garota mágica dublada por Rie Murakawa) de início se juntam a Altair alguns por acreditarem na ideologia dela de que os criadores\deuses (autores) deveriam ser destruídos por criarem histórias tão horrendas para seus mundos onde há sangue e destruição. E do lado de ninguém apenas de si mesma temos Magane Chikujoin (dublada por Maaya Sakamoto) vilã do anime Night Window Demon ela é mentirosa, manipuladora e sarcástica tudo o que deseja é ver o circo pegar fogo e se entreter com a desgraça e destruição dos outros. De início é o que parece, ela chega a cometer alguns assassinatos (inclusive do autor de sua história) porém foi se transformando em uma observadora passiva e até gente boa apenas tendo alguns momentos de diálogos filosóficos e aconselhadores com Sota.

A história é clichê porém a ideia de juntar personagens de diferentes animes em um crossover soa interessante! Re:Creators se destaca por um enredo que buscou ser trabalhado com primor apesar de não ter se saído tão bem assim, acontece que para um anime em que ação é o mais esperado ele tem momentos filosóficos\ideológicos extensos onde tanto Meteora quanto Magane e mais timidamente outros personagens procuram explicar o que acontece, suas estratégias, seus raciocínios sobre o porquê de Altair está fazendo tudo aquilo e as possíveis motivações que a levam a tal atitude. A consequência? Para curtir Re:Creators é preciso querer imergir mais a fundo em seu universo. Se você é do tipo que deseja vê muita ação e pancadaria e não está muito afim de gastar alguns episódios tendo que assistir os longos diálogos intelectuais dos personagens vai acabar achando o anime massante, arrastado e não muito interessante! Para completar, mesmo em meio a lutas temos alguns diálogos dramáticos um pouquinho esticados e clichês.

A animação é regular. Não faz feio está dentro da média do mercado atual mas, os momentos de ação não empolgam tanto! E devo dizer que certamente é uma questão de orçamento somada a animadores não tão experientes. Existem aquelas cenas com animações mais fluídas e movimentos irados quando Altair está em combate contra os demais contudo não são abundantes se levarmos em consideração o número de episódios. A dupla Ei Aoki e Hiroyuki Sawano lamentavelmente não se saiu tão bem em Re:Creators quanto o que ocorreu em Aldnoah.Zero, as trilhas sonoras dessa nova produção embora bacanas não ajudam muito pois a animação carente em vários momentos tira muito da emoção. Além disso as músicas compostas ficam atrás do trabalho anterior do compositor exceto as duas intros que podem entrar no hall da fama dos temas de entrada do mundo dos animes. Apesar de ser um diretor com bom currículo Ei Aoki demonstrou uma direção genérica não conseguindo trazer toda aquela emoção e sentimento que estavam sendo aguardados.

Re:Creators tem um final com algumas boas surpresas e emoções. Seu conteúdo dramático é merecedor de algumas horas de audiência. Se você curte um anime com um papo mais cabeça, não tem pressa e não vê problemas em fazer um esforcinho para entender o universo mais filosófico\ideológico vale a pena dá uma olhada.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Se desejar contribuir conosco veja as opções no menu lateral.

Valeu e até a próxima.