Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Kotoura-san, como é problemático e divertido conseguir lê a mente de outros!!!


Se você deseja vê todos os reviews de animes já escritos pelo Giganalise basta clicar em Mural de Reviews logo acima. Kotoura-san é um mangá no estilo comédia romântica escrito por Enokizu e publicado pela Micro Magazine's Manga Goccha. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio AIC Classic escrita por Takashi Aoshima com direção de Masahiko Ohta (que trabalhou em Himouto! Umaru-chan e Gabriel Dropout) e música de Yasuhiro Misawa. Kotoura-san teve nota 7.36\10 no Myanimelist com mais de 80.000 usuários e 4.6\5 no Crunchyroll. Com um total de 12 episódios indo ao ar na temporada de inverno de 2013 entre 11 de Janeiro e  29 de Março o anime também foi exibido para o resto do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll incluindo legendas em Português do Brasil. Existem ainda 6 episódios ONA de 2 minutos cada lançados separadamente entre 2012 e 2013 entitulados de Kotoura-san Haruka no Heya.
Haruka Kotoura é uma menina bonitinha que nasceu com um dom especial que está mais para um karma, ela tem a capacidade de lê os pensamentos das pessoas. Ainda muito criança enquanto interagia com seus colegas de classe ela sem querer começou a revelar os segredos emocionais de cada um o que fez com que todos chorassem acabando por rejeitá-la por medo chamando-a de monstro. Por ainda ser uma criança muito pequena Kotoura não tinha plena consciência do que significava para as pessoas ter seus pensamentos e sentimentos mais profundos expostos para todo mundo e isso resultou em uma série de complicações. A situação foi ficando ainda pior em casa quando ela começou a falar exatamente o que seus pais pensavam um do outro e do casamento incluindo as traições mútuas o que resultou na separação do casal. Não suportando mais, sua mãe a entregou aos cuidados do avô materno deixando como despedida um forte empurrão e a seguinte frase "eu não devia ter tido você". Embora seja uma comédia romântica muito mas, muito engraçada, com um estilo visual infantil o enredo de Kotoura-san choca pelo teor mais maduro e pesado de algumas situações, os primeiros minutos da animação nem parecem uma comédia mas sim um drama. Logo de início é visivelmente contrastante o estilo visual e o contexto da história, há cenas pesadas de rejeição e abandono em que Kotoura sequer pode cuidar de um gatinho de estimação e outras em que ela sofre bullying na escola.

Kotoura vai crescendo passando de colégio em colégio sendo que tudo se repetia da mesma forma, os colegas se aproximavam mas quando percebiam que ela conseguia lê os pensamentos logo se afastavam. Nossa jovem protagonista ao tomar consciência  de sua situação se torna deprimida, fechada e rancorosa fazendo ela mesma o papel de não construir nenhuma amizade pelas escolas que passava. Esse seria seu destino até que um dia já com 15 anos de idade, em um novo colégio, ela encontra o engraçado e divertidíssimo Yoshihisa Manabe e ao lê seus pensamentos sem querer Kotoura tem um choque. A mente do cara era uma bagunça só tendo todo tipo de maluquice e devaneios um mais engraçado que o outro. Enquanto todos se afastavam dela Manabe tinha um comportamento contrário não a temendo e fazendo questão de se aproximar até mesmo almoçando juntos. Abobalhado e hentai Manabe-kun como é chamado por Koutora é gente boa mais de mente avoada. Ele acaba sempre tendo alguma fantasia erótica com ela e como a garota consegue lê seus pensamentos as situações ficam as mais engraçadas possíveis. Um novo problema surge pois Hiyori Moritani é apaixonada por Manabe e não gosta nem um pouco de vê o garoto para cima e para baixo acompanhado de Kotoura. O anime ainda conta com mais dois personagens Yuriko Mifune, criadora do clube escolar ESP que na verdade é meio que uma casa assombrada dentro do colégio para pesquisar fenômenos paranormais. Na verdade Yuriko quer usar os poderes de Kotoura e provar a verdade sobre sua mãe que foi injustamente apelidada de charlatã mesmo possuindo poderes paranormais ajudando a polícia em alguns casos e que cometeu suicídio por não suportar as acusações. E Daichi Muroto, ele é o vice-presidente do clube ESP, baixinho e bicudo o lado engraçado dele é que por ser amigo de longa data de Yuriko a garota faz de tudo para chamar sua atenção mas... sem muito sucesso. :) 

Kotoura-san figura como uma das comédias românticas mais divertidas que já surgiram nesses últimos anos podendo está ao lado de trabalhos como Nisekoi e Oreimo. Manabe é de longe o personagem mais engraçado, um completo hentai sempre cheio de suas fantasias eróticas para desespero de Kotoura que precisa passar uma borracha nos pensamentos sinistros do garoto. Muitos animes, independente do estilo, tendem a decair em seu enredo a medida em que os episódios vão avançando segurando propositalmente os momentos mais divertidos. Em Kotoura-san você simplesmente tem motivos para rir em cada episódio, seja pelas fantasias eróticas de Manabe, o esforço de Yuriko em provar a inocência da mãe ou mesmo as tentativas dela em conquistar o Muroto. O anime também nos passa um recado sobre o sofrimento emocional que alguns adolescente passam ou mesmo os perigos de pessoas tão novas estarem próximas a adultos um tanto quanto duvidosos já que a grande vilã de Kotoura-san estava acima de qualquer suspeito e também guardava uma adolescência problemática.

Em termos técnicos a animação de Kotoura-san é muito boa. O estilo visual como já mostram as imagens e um pouco mais caricaturado e combina demais com a comédia dando destaque para o formato do nariz que propositalmente não exibe a silhueta das narinas. A animação contém muito poucos bugs e inconsistências de personagens. Quanto a direção, Masahiko Ohta se dá bem com esse tipo de trabalho, ele já dirigiu Love Lab (2013), Sabageru! (2014) e mais recentemente trabalhou em Gabriel Dropout (2017) que inclusive temos um review aqui no Giganalise. Ele soube como explorar bem o lado cômico da animação e não fez feio quanto ao drama que também ficou convincente.

Deseja Assistir? O link Abaixo é licenciado é existe a opção de legendas em Português do Brasil.

Assistir Kotoura-san

Compartilha e comente aí, ajuda muito. 

Valeu e até a próxima.